HostGerente
  • 04 | outubro
  • 2018

Como recuperar dados de um HD queimado?

Descubra como é o processo de análise e recuperação de dados em HD´s com provável falha eletrônica

Seu HD parou de funcionar de uma hora para a outra, apresentando um forte cheiro de queimado? Saiba quais são os cuidados que devem ser tomados para garantir a preservação do HD e o sucesso na extração dos dados.

01 – Teste do HD na fonte de alimentação
Ao conectar o HD na fonte de alimentação, a luz LED da fonte acabou desligando, o que indica um curto-circuito nos componentes eletrônicos da mídia.

02 – Teste com o multímetro e a fonte simétrica
Após fazer a inspeção visual, nós contamos com o auxílio do multímetro e da fonte simétrica para identificar se a tensão apresentada no aparelho está sobrecarregada.

03 – Análise detalhada do problema
Com a utilização do microscópio, foi possível identificar uma rachadura em um dos diodos da placa, o que possivelmente desencadeou o forte cheiro de queimado.

04 – Remoção do diodo com defeito e substituição da peça
Depois de um teste individual que confirmou o problema com o diodo de 12V, o técnico fez a substituição da peça para realizar novos testes com o aparelho.

05 – Montagem da peça e novo teste com a fonte de alimentação
Após a troca do componente e a montagem da peça, foi realizado um novo teste com a fonte de alimentação, indicando que o HD estava livre do curto-circuito.

06 – Acesso e recuperação dos dados
Ao identificar que o HD está funcionando corretamente, o técnico inicia o processo de acesso, clonagem e recuperação das informações.

Obrigado por acompanhar nossos conteúdos exclusivos e até a próxima!