Funcionamento do disco rígido (HD)

Um disco rígido ( HDD ) ou disco fixo é um dispositivo de armazenamento de dados mais comumente usado para armazenar e recuperar informações digitais usando um ou mais discos rígidos rotativos revestidos com material magnético.

Ele pode ser classificado em 2 tipos de HDDs portáteis. - 1,8 / 2,5 polegadas e HDD de unidade de desktop em 3,5 polegadas.

Tipos de recuperação de dados

O primeiro passo para garantir o sucesso na recuperação de dados é verificar se essa perda é resultado de uma falha física no disco rígido (quebra do componente) ou uma falha na unidade lógica (corrupção ou perda do sistema de arquivos ou dados).

RECUPERAÇÃO DE DADOS LÓGICOS

O caso lógico é um pouco mais simples e lida com um disco rígido totalmente funcional, com a recuperação de aproximadamente 100% dos dados.

Recuperação de dados físicos

A recuperação de dados físicos representa o processo de recuperação de dados inacessíveis em componentes de armazenamento secundário.

Principais problemas

Drive Não Está Girando / Não Tem Potência

Se a alimentação do equipamento estiver correta e, mesmo assim, a unidade de disco permanecer silenciosa, isso pode indicar a presença de problema com a placa de circuito impresso (PCB), gravação ou até mesmo PCB quebrado.

Drive não aparece como inicializado

Um erro de drive não inicializado é um sinal claro de falha na comunicação fundamental do hardware. Normalmente, uma tentativa de inicializar uma unidade com falha de hardware resultará em um erro de E / S de baixo nível.

Unidade de disco com superaquecimento

Como acontece com qualquer dispositivo mecânico, o atrito ocasionado pelo movimento gera calor. Um problema físico pode, portanto, desencadear um super aquecimento anormal na unidade de disco.

Ruídos altos e barulho de moagem

Ruídos excessivamente altos na unidade de disco geralmente estão relacionados à um erro mecânico grave. O uso continuado do dispositivo pode deixar os pratos que contém os dados em sério risco, causando danos irreversíveis.

Outros problemas comuns

Tela Azul (BSoD), nenhum sistema operacional encontrado, choque (após derrubar o notebook ou PC), peças com defeitos oriundos do processo de fabricação, falha Elétrica / Surto, etc.

Ruídos durante a leitura de dados

Um disco rígido com falha pode apresentar um ruído de sinalização anormal enquanto estiver lendo os dados. Isso mostra que o disco tem setores defeituosos devido à várias tentativas malsucedidas de leitura.

Como saber qual tipo de dano o meu dispositivo se encaixa? Os engenheiros da UTI dos Dados irão realizar o diagnósticousando hardware especializados e retornarão com a análise apropriada

fale conosco agora